domingo, 17 de maio de 2015

A vida do Homem-Aranha no mundo das animações.

O maior e mais icônico herói da Casa das Idéias já se aventurou algumas vezes no mundo das animações e, apesar da Marvel não costumar ser um primor na área, existiram coisas até legais. Veja aqui tudo que o Cabeça-de-Teia já aprontou nesta mídia:

VERSÃO EM VÍDEO DO YOUTUBE:


A Série Animada de 1967





Tosca. Essa é a única palavra a ser usada para a primeira animação do Homem-Aranha produzida Gantray-Lawrence e Kratz Animation em 1967. A empresa foi a mesma responsável pelos desenhos desanimados da Marvel nesta mesma época.
Com três temporadas, a primeira apresentando 40 episódios, a segunda com 20 e terceira com 19 , esta série era famosa pelo baixo orçamento que causava erros grosseiros na animação e particularidades como o uniforme do Aranha ter as teias desenhadas apenas nos braços e na cabeça enquanto o resto do corpo era pintado apenas de azul ou vermelho.
O ponto positivo era o aproveitamento do material original de Stan Lee e Steve Dickto. É nessa série que surge também a famosa musiquinha "Spider-man, spiderman...Does whatever a spider can..." tocada pelos Ramones.
Outra "tosquice" ficou por conta da dublagem que, nos primeiros episódios, trouxe pérolas de tradução de nomes dos personagens tipo Pedro Prado (Peter Parker), Tia Maria (Tia May) e J. Jonas Jaime (J. Jonah Jameson).

Homem-Aranha 1981




Esse nada mais foi que uma repaginação da série animada de 1967 mais enxuta com apenas 26 episódios. Não há muito que falar sobre essa animação.

Homem-Aranha e Seus Incríveis Amigos




Um pouco melhor que as anteriores, esta animação foi produzida em 1981 e foge completamente de qualquer ligação com as HQ's. Nela, o Aranha faz parceria com o Homem de Gelo e Estrela de Fogo que não ninguém mais ninguém menos que Mary Jane Watson (!). Os três eram universitários e moravam com a Tia May.
Como curiosidades temos uma alavanca que fazia surgir um laboratório que deixariam Bruce Wayne, Tony Stark e Reed Richards babando e a parceria com outros heróis como Capitão América, Homem de Ferro e (aqui está a curiosidade!) os X-Mens em sua primeira aparição no universo das animações.

A Série Animada dos Anos 90



Para muitos (inclusive eu) a melhor animação já criada para o Teioso e, junto com a dos X-Men, uma das coisas mais legais que a Marvel já produziu na área, Homem-Aranha TAS marcou época. 
Com a exceção do Homem-Areia, todos os vilões da galeria do Spider estão presentes além de adaptar alguns arcos diretamente das HQ's como a Morte de Gwen Stacy (sendo substituída por Mary Jane que, na verdade, não morreu) e uma versão própria da famosa Guerras Secretas, mega-saga da Casa das Idéias.
Uma série de outros personagens como Capitão América, X-Men, Blade e Justiceiro participam da animação em suas quatro temporadas de 67 episódios.
A curiosidade fica para o último episódio onde o Homem-Aranha vai a uma outra dimensão em que ele é um personagem de ficção e encontra seu criador Stan Lee. Uma referência extremamente divertida.

Homem-Aranha Sem Limites



Em 1999 foi criada esta série animada onde, o Homem-Aranha usa um uniforme futurista desenvolvido por Reed Richards e, após salvar o filho de J.J. Jameson do simbionte Venom em um foguete espacial, acaba indo parar na Contra-Terra onde tem que enfrentar os Bestiais e seu criador, O Alto Evolucionário, ao mesmo tempo que procura encontrar uma forma de voltar ao seu planeta natal. Esta animação não foi muito bem recebida pelos fãs e teve somente uma temporada de 13 episódios.

A Nova Série Animada


Tenho um sério problema com essa animação. Perdi horas assistindo e fui dormir de madrugada apenas para me deparar com um final ridículo que apontava para uma continuação que nunca aconteceu.
Produzida pela MTV, a idéia era fazer uma espécie de continuação do filme da Sam Reimi.
O ponto interessante é a animação em si que usava uma técnica que fazia parecer que era tudo desenhado a mão. O visual era legal, tinha bons vilões, personagens inéditos... Mas o final...
Assistam por sua conta e risco.

O Espetacular Homem-Aranha



Esta sim é uma animação excelente que rivaliza com a clássica Série Animada!
Apesar dos desenhos estilo Mangá (que eu não gosto) e de um Rei do Crime que não é Wilson Fisk, esta série traz uma sequência sensacional de histórias e um final surpreendente e muito legal!
Piadas bem colocadas, um Peter Parker adolescente porém experiente e mais solto do trauma da morte de Tio Ben e um Duende Verde espetacular são apenas alguns dos atributos desta ótima animação.
E a ação? Muita ação com o Aranha acrobático e fazendo por merecer o título de espetacular.
Apesar disso tudo, a série durou apenas duas temporadas com 26 episódios e foi cancelada quando a Disney comprou a Marvel.
Recomendo. Aliás, vou alí assistir e já volto.

Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra




O nosso querido Escalador de Paredes tem sua participação na série animada dos Vingadores em episódios com o Capitão América, Formando uma equipe dos Novos Vingadores juntamente com Wolverine, Coisa, Luke Cage, Punho de Ferro e Máquina de Combate e, no último episódio da série quando todos enfrentam Galactus e seus arautos.

Ultimate Spider-Man



Esta é a mais recente série animada do Teioso. Odiada por uns e amada por outros, Ultimate traz um Homem-Aranha adolescente com pouco mais de um ano de atividade sendo recrutado por Nick Fury para um programa de treinamento na S.H.I.E.L.D. com o objetivo de transformá-lo num herói ainda melhor.
Para isso, o Cabeça-de-Teia terá que atuar junto com outros quatro super-heróis adolescentes: a Tigresa Branca, Nova, Luke Cage e Punho de Ferro.
Pautada pelo humor, a série traz alguns dos vilões clássicos do Aracnídeo e a participação de outros nomes da Marvel como Thor, Homem de Ferro, Wolverine e Capitão América.
Uma curiosidade da animação é o fato de Peter interagir com os telespectadores.
Por ainda estar em andamento, esta série animada que começou a ser produzida em 2012 ainda trará novidades em sua terceira temporada.
Particularmente gosto da série por trazer uma temática diferente para o escalador de Paredes ao mesmo tempo em que repete a fórmula que fez do personagem o sucesso que é: misturar seu senso de responsabilidade com uma dose de humor.
Recomendo para quem estiver a fim de assistir algo leve e descompromissado com as HQ's.


É isso aí galera, até o próximo post.

P.S. - Alguém além de mim se pergunta porquê a Marvel nunca fez um longa animado com o Homem-Aranha?









Nenhum comentário:

Postar um comentário