Dando sequência as postagens sobre animações da DC Comics, falaremos hoje sobre o primeiro dos super-heróis da editora e sua história animada.
SUPERMAN DOS FLEISCHER STUDIOS
Já em 1940, antes mesmo de uma grande maioria dos personagens que conhecemos sequer existir, tivemos a estréia do Homem de Aço nas telinhas numa animação produzida pelos irmãos Fleischer intitulada simplesmente de Superman.
Dos personagens coadjuvantes clássicos do Escoteiro Azul apenas Lois Lane e Perry White participam pelo fato dos outros nem sequer terem sido criados ainda. É também nessa animação que temos a clássica abertura: "É um pássaro, é um avião..."
Com episódios de apenas cinco minutos de duração contendo uma qualidade invejável até para os dias de hoje, a animação era produzida pelos estúdios Paramount.
A série contou com 17 excelentes episódios e pode ser facilmente encontrada para apreciação por encontrar-se em domínio público.
AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERMAN
Produzido pelos lendários estúdios da Filmation e contando com 36 episódios de aproximadamente sete minutos cada, a série foi exibida por três anos ( entre 1966 e 1969) e trouxe a também célebre abertura "Mais rápido que uma bala..."
A animação, como tudo mais que a Filmation produzia tinha uma excelente qualidade e, era muito fiel aos quadrinhos da época.
Em sua primeira temporada era exibida em dois blocos sendo um com o próprio Superman e o outro com sua versão mais jovem, o Superboy.
Na segunda temporada passou a se chamar Superman/Aquaman Hora da Aventura onde o outro segmento continha aventuras do herói marinho ou de um outro personagem ou grupo da DC Comics. Nesses segmentos foram apresentados pela primeira vez no mundo das animações personagens como Flash, Lanterna Verde, Eléktron, Gavião Negro, Liga da Justiça e os Jovens Titãs Originais, além de vilões clássicos como Lex Luthor, Brainiac, Parasita, Mxyzptlk ou o Homem-Brinquedo.
Já a terceira temporada, em 1968, foi denominada A Hora do Batman/Superman onde os blocos eram divididos com o Homem-Morcego.
SUPERAMIGOS
O Kriptoniano teve também uma participação fundamental na inesquecível animação dos Superamigos que durou de 1973 a 1985 produzida pela Hanna-Barbera.
O grupo baseado na Liga da Justiça e formado pelos principais heróis da editora acrescido de personagens criados especialmente para a série, tinha como principais protagonistas a trindade da DC Comics: Batman, Mulher-Maravilha e o próprio Superman.
Falaremos mais detalhadamente dessa maravilhosa produção em uma outra postagem.
SUPERMAN RUBY-SPEARS
Criada em 1988 pelos estúdios Ruby-Spears,esta é a animação do Azulão preferida por este que vos escreve. A animação era similar as histórias escritas na época por John Byrne apesar de apresentar poucos personagens da mitologia da Homem de Aço.
Contudo, lá estão o casal Kent, Lois Lane,o pessoal do Planeta Diário, Lex Luthor (que diferente das animações anteriores nunca é preso porquê não se consegue provas contra ele e o mesmo não é apresentado como um "cientista louco" e sim como um empresário), e conta em um dos episódios com a participação da Mulher-Maravilha.
Além de respeitar o trabalho produzido por Byrne nas HQ's, essa animação trazia uma novidade muito interessante: um segmento curto intitulado Álbum de Família que mostrava a infância e adolescência de Clark Kent, seguindo a linha de nunca ter existido um Superboy.
Superman de Ruby-Spears é uma animação altamente recomendável.
SUPERMAN THE ANIMATED SÉRIES
Produzida por Bruce Timm de 1996 a 2000, a série fez parte do Universo Animado DC Comics e, apesar de ter várias alterações quando comparada com o universo dos quadrinhos, vale a pena ser vista. Mais informações sobre essa aclamada animação e toda participação do Superman no Universo Animado, clique aqui.
LONGAS ANIMADOS
Além das séries próprias e da participação no Universo Animado DC Comics , o Superman dividiu duas animações com o Morcego (Batman/Superman Inimigos Públicos e Batman/ Superman Apocalypse) e de longas animados da Liga da Justiça e da Legião dos Super-Heróis, nesta como o Superboy. Destas falaremos em um outro post mas, o Azulão também estrelou alguns longas. E é deles que falaremos agora:
SUPERMAN - BRAINIAC ATACA
Produzida em 2006 e sendo parte de Superman The Animated Series, essa animação trazia um Superman prestes a revelar sua identidade secreta e seus sentimentos a Lois Lane quando é interrompido pela ameaça do super-computador alienígena Brainiac que, usando a tecnologia produzida pela Lexcorp, ameaça a Terra. Após ser derrotado pelo Superman, o vilão é reconstruído por Lex Luthor e presenteado com um pedaço de kriptonita.Na batalha que se segue, Lois é mortalmente ferida pela radiação da pedra e o Homem de Aço precisa, além de enfrentar os dois inimigos, visitar a Zona Fantasma para encontrar a salvação de sua amada.
A MORTE DO SUPERMAN
A Lexcorp acidentalmente desperta um poderoso ser alienígena cujo objetivo é a destruição de todo ser vivo que existe e, o Superman precisa enfrentar a criatura em um embate sem vencedores. Após a batalha, o herói se sacrifica para deter o poderoso Apocalypse e todo o mundo chora a perda de seu maior defensor. Todos menos o maquiavélico Lex Luthor que vê uma forma de se dar bem com a situação criando uma ameaça que se vê incapaz de controlar. Só mesmo um milagre pode salvar a Terra do que virá.
Lançado em 2007 e baseada na HQ de 1993, a animação não traz um enredo envolvente mas é excelente no quesito ação e merece ser apreciada.
ALL-STAR SUPERMAN
Produzida em 2011 e baseada no arco escrito por Grant Morrison, essa emocionante história se inicia com Lex Luthor (sempre ele!) criando uma armadilha na qual o Superman tem suas células sobrecarregadas pela exposição excessiva a radiação solar. Tal evento amplia seus poderes ao mesmo tempo que começa a deteriorar suas células deixando o Homem de Aço com os dias contados.
Após saber de seu destino, Superman parte em uma jornada para preparar a humanidade para sua partida.
Na opinião deste que vos escreve, a melhor animação estrelada pelo Azulão e que deve ser vista por todos. Recomendadíssimo.
Após saber de seu destino, Superman parte em uma jornada para preparar a humanidade para sua partida.
Na opinião deste que vos escreve, a melhor animação estrelada pelo Azulão e que deve ser vista por todos. Recomendadíssimo.
SUPERMAN/SHAZAM - O RETORNO DO ADÃO NEGRO
Produzido em 2010 dentro de um projeto de curtas animados, essa mini-animação trás três dos personagens mais poderosos do Universo DC: Superman, Shazam e Adão Negro. Numa história simples e repleta de ação, o vilão volta a Terra após longo exílio e o Mago Shazam encontra no jovem Billy Batson o perfeito hospedeiro do poder dos deuses para combater tal mal.
Porém contra um adversário tão poderoso, o herói iniciante precisará do auxilio do Homem de Aço.
SUPERMAN VERSUS ELITE
Produzido em 2012 e adaptada de um HQ de 2011, esta animação trás um Superman vivendo num mundo onde as pessoas passam a questionar sua política de não matar os vilões que ceifam vidas.
Nisso surge um grupo de anti-heróis britânicos cuja forma de ação inclui a eliminação letal de super vilões.
Para surpresa e decepção do Homem de Aço, a Elite e seus métodos tem o apoio popular.
Superman então se vê obrigado a confrontar o poderoso grupo em uma batalha sem precedentes na lua onde o mais nobre dos heróis pode precisar cruzar uma linha que sempre evitou.
Repleto de ação, esta é mais uma animação que deve ser vista pelos fãs do Kriptoniano.
SUPERMAN ILIMITADO
Produzida em 2013 e adaptado de uma HQ de 2008, Superman Ilimitado trás mais um embate entre o Homem de Aço e o poderoso Brainiac.
Desta vez o robô é mostrado como responsável pela destruição de Kripton e tem a cidade engarrafada de Kandor em seu poder.
A Supergirl é a única sobrevivente do ataque ao planeta e, já adaptada a Terra alerta o Superman da ameaça vindoura.
O Homem de Aço parte então para o confronto com a ameaça alienígena para salvar a Terra e recuperar Kandor, ao mesmo tempo em que precisa resolver uma crise em seu romance com Lois Lane.
Não é nem de longe a melhor animação do Superman mas também merece ser vista.
PARA O ALTO E AVANTE!
Gostei!
ResponderExcluir