sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

48 séries animadas que provam existir vida inteligente fora da Marvel/DC - Parte 2 - Hanna-Barbera

ANIMAÇÕES HANNA-BARBERA

A Hanna-Barbera foi criada pela dupla de cartunistas William Hanna e Joseph Barbera e especializada em animações para a tv. Hoje seus direitos pertencem a Time Warner.
Continuando a lista de animações que merecem ser conferidas, aqui vão algumas desta também lendária produtora:

12- Dino Boy



Criada em 1966, animação começa quando Todd, o Dino Boy cai de para-quedas de um avião em chamas em um vale habitado por dinossauros, animais selvagens e homens das cavernas.
Após ser atacado por um tigre dentes-de-sabre, o garoto é salvo por Ugh (!), um dos homens das cavernas que habitam o local. Apesar do conceito infantilizado que predomina na grande maioria das animações da época, essa série merece ser conferida.
Dino Boy possuiu uma temporada com 18 episódios de 6 minutos cada.





13- Galaxy Trio


Criados em 1967, os três heróis espaciais, oriundos de planetas diferentes, permanecem unidos em defesa da paz e da justiça em todo o universo. Seus nomes são: Homem-Vapor, Homem-Meteoro e Flutuadora e sua nave de patrulha chama-se Condor Um.
A série chegou a ser adaptada para as HQ's em setembro de 1968.
Galaxy Trio teve 20 episódios de 7 minutos cada e apenas uma temporada.
Originalmente, a série seria apresentada juntamente com outro herói da Hanna-Barbera chamado Homem-Pássaro ( que falaremos mais adiante) mas, posteriormente o canal NBC decidiu lança-los em separado. Apesar disto, o vídeo de abertura conta com a presença do herói alado.




14- Herculóides


Esse era um dos meus preferidos! Até fiz um badogue pra brincar de Zandor. Produzida em 1967 e tendo uma continuação feita em 1981, essa animação trazia a história de uma família nada convencional que habitava o distante planeta Quasar. Os Herculóides eram Zandor, o protetor do planeta, sua esposa Tara, seu filho Dorno, Zok o dragão, Igoo o gorila de pedra, Tundro o rinoceronte-triceratops de dez patas e Gleep e Gloop, duas criaturas elásticas que se assemelhavam a fantasmas.
Cada um tinha um poder ou arma específica. Zandor usava um badogue do qual lançava pedras de energia (arma também usada por sua esposa e filho), Zok era capaz de disparar rajadas de energia pelos olhos e pela cauda, além de sobreviver no espaço e respirar fogo, Igoo que por sí só já é uma arma viva a lá Coisa do Quarteto Fantástico, Tundro dispara pedras de energia de seu chifre, pode esticar as pernas para atingir grandes alturas e é tão resistente quanto Igoo e Gleep e Gloop que, graças aos seus corpos flexíveis podem desviar ou refletis raios e ataques.
Extremamente recomendado. Uma das melhores coisas produzidas pela Hanna-Barbera.
Herculóides em sua primeira temporada teve 36 episódios e a segunda 11, de 9 minutos cada.


 


15- Homem-Pássaro


Criado em 1967 para ser exibido juntamente com o Galaxy Trio, a série animada do Homem-Pássaro trazia a história de Ray Randall, um humano comum que ganhou poderes de disparar raios de luz e criar escudos solares através do deus Rá. Trabalhando para uma agência secreta, o herói recebe suas missões do Agente Falcão 7 e tem como ajudantes o Garoto-Pássaro que recebeu seus poderes do próprio Homem-Pássaro e um Falcão chamado Vingador. Sua fraqueza é justamente derivada de seu maior poder: precisa recarregar periodicamente sob a luz do sol.
Posteriormente houve uma adaptação adulta e satírica do herói intitulada Harvey, o advogado. Mas, desta falaremos em outro post.
Não é a melhor coisa feita pelos estúdios Hanna-Barbera mas, vale a pena ser visto.
Homem-Pássaro teve 40 episódios de 7 minutos cada distribuídos em duas temporadas.








16- Jonny Quest


Sem dúvidas um dos desenhos mais "maduros" do universo Hanna-Barbera, Jonny Quest trazia aventuras mais dinâmicas e realistas que a maioria das produções do estúdio.
Produzido em 1964, o desenho causou um grande impacto justamente pela temática realista e traços que destoavam do que se via até então nas produções da época. Houveram mais duas continuações intituladas As Novas Aventuras e As Incríveis Aventuras de Jonny Quest, respectivamente em 1968 e 1996. Todas merecem ser vistas.
O núcleo central dos personagens trazia o próprio Jonny Quest, seu pai o Doutor Benton Quest, seu guarda-costas Race Bannon agente secreto e ex-combatente do Reino Unido, Hadji um garoto indiano capaz de mágicas como levitar e fazer desaparecer objetos, Bandit o buldogue de estimação de Jonny e Jessica Bannon, filha de Race.
Especula-se que este desenho teve como inspiração As Aventuras de Tintin, pela temática e pelo fato dos personagens viverem suas aventuras em várias partes diferentes do mundo.
Obrigatório para quem gosta de animações de ficção e aventura, Jonny Quest em sua primeira versão teve uma temporada com 26 episódios de 30(!) minutos cada. Em sua segunda versão 13 episódios de 21 minutos e a terceira, 52 episódios também com 21 minutos.




17- Migthor


Outro grande clássico da Hanna-Barbera, O Poderoso Mightor foi produzido em 1967 e trazia uma ambientação na pré-história onde o jovem homem das cavernas Tor transformava-se em um super-herói através de uma clava mágica (não lembra um certo Deus do Trovão?).
Assim como posteriormente faria He-Man, ele transformava seu mascote em uma super-criatura que o auxiliava.
Mightor protegia sua vila junto com o chefe Pondo e seus filhos Sheera e Rok.
O mediador de seus poderes era um velho eremita que em muito lembrava o Mago Shazam.
Mightor possuiu duas temporadas com 36 episódios de 6 minutos cada.





18- Os Três Mosqueteiros


A série é inspirada no famoso livro de Alexandre Dumas e teve como estréia o ano de 1968 e teve uma temporada de 18 episódios de aproximadamente 8 minutos e meio cada.
Não há muito o que se falar desta série já que é uma adaptação animada da já famosa e conhecida história de D'Artagnan.
Infelizmente não consegui achar a abertura desta animação abaixo segue um vídeo com o primeiro minuto de um dos capítulos.




19- O Jovem Sansão


Olha que viagem era esse desenho: um jovem chamado Sansão viajava pelo país de lambreta com seu cachorro na garupa. Quando surgia uma ameaça, ele unia seus dois braceletes e se transformava em um herói de cabelos "longos" com super-força, agilidade e capacidade de vôo. Já seu cachorro transformava-se em um gigantesco leão de nome Golias que soltava raio pelos olhos.
Este era o Jovem Sansão, produção de 1967 e com uma temporada de 20 episódios de seis minutos cada. Vale a pena dar uma olhada.






20- Shazzan


Não confundir com o Mago Shazan que dá poderes ao Capitão Marvel. Este Shazzan (com dois "zês") é um gênio das mil  umas noites que aparece quando dois anéis mágicos são unidos formando seu nome.
A história começa quando dois jovens dos dias atuais encontram os dois anéis em uma caverna e são transportados para a Arábia antiga.
O gênio é tão poderoso que a graça das histórias não é ele derrotar os inimigos e sim, o suspense até os jovens conseguirem unir os anéis.
Além de poder invocar o poderoso gênio,os jovens Chuck e Nancy contam com uma corda mágica, um tapete voador, um manto de invisibilidade e um camelo voador(!) chamado Kaboobie que usam como meio de transporte e só podem voltar para casa após entregarem os anéis aos legítimos donos.
Shazzan teve 36 episódios de 10 minutos distribuídos em duas temporadas.







21- Space Ghost


E o melhor ficou para o final! Space Ghost, o poderoso herói espacial foi criado em 1966 e é provavelmente o mais cultuado herói da Hanna-Barbera.
Suas aventuras se passam no espaço onde, o patrulheiro galático, a bordo de sua espaçonave e acompanhado por sus dois ajudantes Jan e Jace e um macaco chamado Blip (que é o único ponto fraco da série em minha opinião) combate os malfeitores.
Posteriormente, em 1981, o personagem ganhou mais uma temporada e ficou no ar por uma ano.
Houve uma adaptação adulta chamada Space Ghost de Costa a Costa que falaremos em outro post.
O personagem foi impulsionado no mundo nerd após uma bem-sucedida adaptação para as HQ's feita pela DC Comics desenhada por ninguém menos que Alex Ross onde seu verdadeiro nome (Thaddeus Bach), a origem de seus poderes e sua própria origem é revelada.
Recomendo tanto a animação quanto a HQ.
Houve também uma participação em conjunto com o Homem-Morcego em um mini-episódio da série Batman, Os Bravos e Os Destemidos chamado Safári Espacial.
Um dos sonhos deste que vos escreve é ver Space Ghost incorporado ao Universo DC e tendo um crossover com a Tropa dos Lanternas Verdes. Quem sabe um dia?
Space Ghost teve duas temporadas com 42 episódios de aproximadamente 6 minutos e meio cada.
SPAAAAAACE GHOOOOOOOOSTH!!!




Nossa viagem nostálgica continuará no próximo capítulo desta série de postagens sobre animações fora do eixo DC/Marvel. Aguardem a terceira parte que trará 14 animações de estúdios independentes. Até lá. Para ver a primeira parte clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário