Que a DC Comics dá um show em matéria de animações e a Marvel ainda não aprendeu, todo mundo já sabe. Que as duas editoras possuem os personagens mais famosos e cultuados do mundo também não é novidade. Por isso, neste post falaremos de algo novo (velho): animações antigas e recentes, algumas cujos direitos pertencem as duas gigantes mas, não foram produzidas por elas. Salientando que não se pode exigir a qualidade gráfica nem o conteúdo menos infantilizado dos dias de hoje. Tratam-se em sua maioria de desenhos voltados para o público infantil e, portanto, menos sérios e adultos, e produzidos há muitos anos atrás. Mas, sem mais delongas, vamos a primeira parte:
ANIMAÇÕES FILMATION
A Filmation foi uma lendária produtora norte-americana de desenhos animados para a televisão fundada em 1963. Entre suas inúmeras criações que embalaram a infância de muita gente, aqui destaco algumas:
1- Black Star
Black Star foi produzida em 1981 e, apesar de ter muitas similaridades com He-Man, este que vos escreve sempre achou o personagem meio parecido com Tarzan visualmente falando.
A história focava em John Blackstar, um astronauta de uma versão futura da Terra que, sugado por um buraco negro, foi parar no planeta Sagar onde a lei da espada e a magia eram sinônimos de poder.
Aliando-se aos Trobbits, a um elfo capaz de se transmutar em animais chamado Klone(!), o dragão Warlock e a feiticeira Mara, Blackstar empunhando a poderosa espada Starsword (que nada mais era que uma metade da arma Powersword, cuja outra metade pertencia ao vilão da história) enfrentava a ameaça do terrível Overlord.
A série animada possuiu apenas uma temporada de treze episódios de aproximadamente 21 minutos.
2- BraveStarr
BraveStarr foi produzido em 1987 e traz uma temática que mistura velho oeste e ficção científica.
Focado no personagem que dá título a série, um delegado índio do planeta Novo Texas(!) capaz de invocar os poderes de quatro animais: os olhos do Falcão que lhe permite enxergar a grandes distâncias, os ouvidos do Lobo que lhe dá super-audição, a força do Urso que lhe permite incríveis feitos atléticos e a velocidade do Puma que, obviamente lhe permite ter super-velocidade.
BraveStarr possui também uma pistola laser e um parceiro alienígena que se assemelha a um cavalo cibernético e que, após se energizar anda sobre duas patas cujo nome foi adaptado para o português como Furacão e sua arma de energia é conhecida como "trabuco"(!).
A série animada fez tanto sucesso que chegou a ser adaptada para os quadrinhos em 1987 e publicada no Brasil pela editora Abril em 1988.
A série teve 65 episódios.
3- Cavaleiro Solitário
Aqui falaremos apenas da série produzida em 1980. Houveram outras adaptações desse personagem, inclusive com um filme recente, mas falaremos apenas da série da Filmation intitulada "As Novas Aventuras do Cavaleiro Solitário".
A animação fazia parte de um bloco intitulado "A Hora de Tarzan,Zorro e Cavaleiro Solitário(!).
Único sobrevivente de uma emboscada da Gangue Buraco na Parede(!), o ranger John Reid e seu salvador e amigo de infância, o índio Tonto (odeio esse nome), monta seu cavalo branco Silver (aiô Silver! - isso eu adorava) e, com seu revólver com balas de prata faz justiça no velho Oeste.
O herói mascarado tem como principal característica, no final de cada episódio entregar uma bala de prata às pessoas que ajudava para que, caso precisassem de novo socorro, bastava enviar a bala que o herói entenderia o recado.
Tonto(odeio esse nome) o chamava de Ke-Mo Sah-Bee.
Tonto(odeio esse nome) o chamava de Ke-Mo Sah-Bee.
A série teve 28 episódios e era uma das favoritas deste que vos escreve.
Veja a MARAVILHOSA trilha sonora de abertura abaixo:
4- Defensores da Terra
Ah, os Defensores da Terra! Minha obsessão mais recente. Tenho todos os episódios mas, apenas 13 dublados e todos os outros com áudio original e sem legendas...
Bom, voltando ao post, essa maravilhosa série animada trazia nada mais nada menos que três dos mais cultuados e conhecidos heróis dos quadrinhos: O Fantasma, Mandrake e Flash Gordon unidos em uma equipe para combater o maligno Imperador Ming.
Produzido em 1986 e tendo 65 episódios no período de um ano(!), a história se passa em 2015 onde a raça humana está enfrentando a ameaça de invasão pelo planeta Mongo e seu governante, o maléfico Ming. Surge então uma aliança entre os maiores heróis da Terra que, junto com seus filhos, Rick Gordon (cientista), Jedda (filha do Fantasma e com poderes telecinéticos), Kshin (um garoto artista marcial asiático adotado por Mandrake) e Lothar Jr, filho de Lothar, o fiel companheiro de Mandrake que também faz parte da equipe.
Para este que vos escreve, uma animação que traz o Espirito-Que-Anda original já é sensacional só por este fator. Apesar de, nesta série ele possuir um poder de agregar a força de dez tigres, coisa que não existe nos quadrinhos.
5- Flash Gordon
Apesar do herói ser muito antigo (foi criado em 1934), esta série animada data de 1979 e foi produzida para pegar carona no sucesso de Star Wars que foi lançado dois anos antes.
Originalmente foi elaborada para ser um longa mas, posteriormente a idéia foi abandonada e o segmento foi transformado em uma série.
A história ocorre quando o Impiedoso Ming e sua filha, a Princesa Aura resolvem invadir a Terra após o astronauta Flash Gordon aterrisar no Planeta Mongo. Durante a saga o herói forja aliança com personagens oriundos do próprio planeta: o Príncipe Thun, líder dos Homens-Leão,Prínpe Barin, líder de Arbória e o Rei Vultan, chefe dos Homens-Falcão.
Com muita ação,aventura e ficção científica, Flash Gordon traz um excelente enredo e uma história tão interessante que o roteiro foi transformado num filme com trilha sonora feita por ninguém menos que a banda Queen(!!).
Uma nota interessante: o desenho foi produzido antes porém, o filme foi lançado primeiro e ambos trazem o mesmo roteiro.
A série teve duas temporadas e 24 episódios.
6- He-Man
He-Man foi concebido originalmente em uma série de mini-quadrinhos que vinha acompanhado de um boneco(ou vice-versa). Nestes quadrinhos He-Man não tinha identidade secreta; ele era um bárbaro( inspirado em Conan, da Marvel) duma tribo de Etérnia, um mundo que experimentou um conflito chamado de a Grande Guerra, que devastou as civilizações que o governaram, deixando para trás fantástico maquinário e armas. Eventos da Grande Guerra abriram uma brecha entre as dimensões, permitindo ao perverso Esqueleto vir a Eternia (ilustrações do próprio gibi mostram que os habitantes da dimensão de Esqueleto são iguais em aparência física a ele). Como em sua versão animada, Esqueleto procura tomar o Castelo de Grayskull, cujos segredos poderão torná-lo mestre do universo. Para combater o vilão, He-man ganhou poderes e armamento da Feiticeira. Já Teela nesta versão de brinquedo tinha um elmo de naja. He-man tem uma metade da Espada do Poder; Esqueleto tem a outra metade. Quando juntas, as duas metades devem servir como chave para o Castelo de Grayskull. Nesta versão boneco, He-Man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. Já na série animada, o herói tem um alter-ego chamado Príncipe Adam e vive no mesmo planeta Etérnia, um mundo que mistura traços medievais, muita magia e aparatos tecnológicos. Comandado pelo Rei Randor, pai de Adam, e ameaçado pelo maléfico Esqueleto que tenta dominar os segredos do Castelo de Grayskull protegido pela feiticeira Zoar, o mítico planeta vive em uma constante batalha entre o bem e o mal.
Ao levantar sua espada e proferir as famosas palavras: "pelos poderes de Grayskull,eu tenho a força!", Adam transforma-se no mais poderoso herói deste universo e, seu covarde tigre Pacato transforma-se no possante Gato Guerreiro. Os aliados Orpo(erradamente chamado de Gorpo na versão brasileira), Mentor e a Feiticeira são os únicos que conhecem o segredo de He-Man. Estranhamente sua mais valiosa aliada, a guerreira Teela, desconhece sua identidade secreta.
O vilão Esqueleto e seus acólitos habitam a Montanha da Serpente.
Destaque para os mini-segmentos após cada episódio onde os personagens deixavam lições de moral para as crianças.
He-Man possui nada menos que 130(!) episódios divididos em duas temporadas.
Ao levantar sua espada e proferir as famosas palavras: "pelos poderes de Grayskull,eu tenho a força!", Adam transforma-se no mais poderoso herói deste universo e, seu covarde tigre Pacato transforma-se no possante Gato Guerreiro. Os aliados Orpo(erradamente chamado de Gorpo na versão brasileira), Mentor e a Feiticeira são os únicos que conhecem o segredo de He-Man. Estranhamente sua mais valiosa aliada, a guerreira Teela, desconhece sua identidade secreta.
O vilão Esqueleto e seus acólitos habitam a Montanha da Serpente.
Destaque para os mini-segmentos após cada episódio onde os personagens deixavam lições de moral para as crianças.
He-Man possui nada menos que 130(!) episódios divididos em duas temporadas.
7- She-Ra
Derivado do sucesso de He-Man, em 1985 foi lançado o desenho de sua irmã gêmea, a Princesa do Poder She-Ra.
O Planetha Etéria é dominado pelo ditador Hordak e suas forças denominadas como a Horda. Sua capitã Adora o auxilia a comandar o mundo com mão de ferro.
Como acontece em toda ditadura existe a oposição rebelde, comandada pela Princesa do reino da Lua Clara chamada Cintilante.
Enviado para Ethéria após a Feiticeira Zoar ser atormentada por pesadelos, He-Man(ele mesmo!) carrega consigo uma espada semelhante a sua, com a diferença de ter um cristal cravejado, para ser entregue a sua verdadeira e misteriosa dona.
Após uma batalha com as forças da Horda, o herói é distraído por uma mensagem da espada e é capturado pela capitã Adora. Esta, de posse da espada, se liberta do feitiço que nublava sua memória.
A partir daí começam as aventuras da heroína She-Ra. Para não dar spoilers, paro a descrição por aqui.Destaque para os mini-episódios no final de cada episódio onde um personagem chamado Geninho mostrava onde esteve escondido durante os episódios. Eu nunca o encontrei.
A série teve 93 episódios divididos em duas temporadas.
8- Star Trek
Esse é um verdadeiro clássico. Criada em 1973, Star Trek Animated Séries ou ST:TAS trazia as aventuras da famosa nave Enterprise e sua tripulação.
A série teve 22 episódios divididos em duas temporadas e trazia todos os personagens clássicos da famosa franquia dublados pelos próprios atores.
Apesar do baixo orçamento que, por vezes causava falhas grotescas, a série tinha uma animação boa para os padrões da época. Devido a uma greve de roteiristas em Hollywood, muitos episódios foram escritos por autores de ficção cientifica, fato que tornava as tramas ainda mais envolventes. Recomendo.
9- Tarzan
O Rei das Selvas estreou no mundo das animações em 1976 com uma série composta de 36 episódios de aproximadamente meia hora cada divididos em quatro temporadas. Uma das melhores coisas produzidas pela Filmation,a série animada de Tarzan era mais fiel aos livros que os filmes. Trazia as cidades perdidas, a forma de falar do herói (aquele "Me Tarzan, you Jane" do filme, fale sério...) e o nome correto de sua companheira de aventuras que, nos filmes era chamada de Cheeta, quando seu nome correto aparecia no desenho: N'kima.
Altamente recomendado.
Olhem que beleza de abertura:
10- Viagem Fantástica
Confesso que, de todas as séries que descrevo aqui, esta é a que menos conheço.
Produzida em 1968 e baseada no filme homônimo de 1966, Viagem fantástica possui 17 episódios de 30 minutos cada em apenas uma temporada.
A animação conta a história da Força de Defesa Miniatura Combinada, uma organização secreta que possui o recurso de reduzir o tamanho das pessoas até um nível microscópico por 12 horas.
Uma equipe formada pelo Comandante Jonathan Kidd, a bióloga Erica Lane, o cientista Busby Birdwelle o mestre em poderes ocultos conhecido como Guru, viajam em um submarino voador microscópico lutando contra inimigos "invisíveis" do mundo livre.
Abaixo a abertura:
11- Zorro
Datada de 1981, esta animação do lendário herói de capa e espada (uma entre muitas), teve 13 episódios e uma única temporada. Conhecida como As Novas Aventuras do Zorro, trazia a clássica história de Dom Diego de La Vega, um jovem da classe alta da cidade de Nossa Senhora de Los Angeles, que esconde a identidade secreta do herói mascarado. E se você lembrou de um certo playboy de Gotham, saiba que é o Morcego que se inspira em Zorro e não o contrário.
Zorro montado em seu cavalo negro chamado Tornado é auxiliado pelo jovem espadachim e criado Miguel. Os vilões da série são o Capitão Ramon e o atrapalhado e famosíssimo Sargento Garcia (quem não lembra dele?).
Excelente série. Veja a abertura:
Espero que gostem porquê deu um trabalho do #$%$#@ pra fazer esta lista.
Aguardem a segunda parte com os heróis da Hanna-Barbera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário